Tendências e Desafios da Geração Z no Mercado de Trabalho no contexto da Transformação Digital
Date
2024-02-09
Embargo
Authors
Advisor
Journal Title
Journal ISSN
Volume Title
Publisher
Language
Portuguese
Alternative Title
Abstract
O estudo investiga o impacto da Geração Z no mercado de trabalho, contextualizando-o na transformação digital e na necessidade de as organizações reterem talentos. Para dar resposta ao objetivo apresentado optouse por um estudo empírico assente numa abordagem mista. A abordagem quantitativa apresenta uma amostra de 224 jovens da Geração Z. A abordagem qualitativa é constituída por uma amostra de 5 PMEs portuguesas. Os objetivos são identificar os benefícios da transformação digital, perceber os contributos que os jovens oferecem às organizações e evidenciar as estratégias de retenção de talentos. Os resultados destacam benefícios da adoção de novas tecnologias, incluindo maior eficiência, expansão de serviços, sustentabilidade e vantagem competitiva. A Geração Z é reconhecida pela sua influência positiva na introdução dessas tecnologias, mas enfrenta desafios de adaptação devido, entre outros, à diversidade de gerações que encontra no mercado de trabalho, ao pouco investimento digital que as empresas fazem e à pouca valorização que as instituições de ensino continuam a dar à componente humana em detrimento da tecnologia. Em relação à retenção de talentos, as organizações vão de encontro a algumas expectativas dos seus colaboradores, mas devem alargar o leque de estratégias, incluindo investimento na formação, progressão na carreira, equilíbrio entre vida pessoal e profissional, entre outros. Ao abordar diretamente os desafios da era digital e a integração da Geração Z no mercado de trabalho, esta investigação oferece orientações práticas e soluções possíveis, agregando um valor substancial ao campo académico e ao mundo empresarial ao abordar de forma direta e propositiva os desafios da era digital e da integração da Geração Z no mercado de trabalho.
Keywords
Transformação Digital, Geração Z, Retenção de Talentos
Document Type
Master thesis
Publisher Version
Dataset
Citation
Identifiers
TID
203543866
Designation
Mestrado em Gestão das Organizações
Access Type
Open Access