Paradigmas de Narrativa e Gameplay em Videojogos
Date
2020-06-22
Embargo
Authors
Journal Title
Journal ISSN
Volume Title
Publisher
Language
Portuguese
Alternative Title
Abstract
A integração de elementos narrativos nos videojogos deu origem a um conflito entre narrativa e gameplay, provocando momentos muito distintos entre interação e passividade, competindo pela atenção dos jogadores e apelando para estilos e preferências de jogo específicos.
Esta dissertação está focada na investigação da narrativa e do gameplay, nomeadamente nas relações dinâmicas existentes entre a tensão dramática e a tensão do gameplay e circunscreve-se apenas a jogos story-driven e single player.
A investigação foi executada através de um estudo de casos múltiplos de oito videojogos com recurso a uma análise formal focada na compreensão da implementação dos componentes hardcoded na narrativa, estória e os componentes hardcoded do gameplay no sistema e as suas relações; e no close reading centrado no estudo e identificação de fenómenos que surgem na relação entre tensão dramática e tensão do gameplay. No final, foram realizados de dois workshops de forma a validar os resultados da investigação.
Este estudo resultou na descoberta de cinco paradigmas: Alternância, Sobreposição e Paridade, Escolhas e Ações do Jogador, Gameplay promove a Estória e Estória promove o Gameplay, que surgem através das dinâmicas das tensões dramática e do gameplay. O modelo conceptual dos paradigmas foi validado, de modo a comprovar a sua aplicabilidade no desenvolvimento e design de videojogos.
Keywords
Videojogos, Narrativa, Gameplay, Tensão Dramática, Tensão do Gameplay
Document Type
Master thesis
Publisher Version
Dataset
Citation
Identifiers
TID
202487067
Designation
Mestrado em Engenharia em Desenvolvimento de Jogos Digitais
Access Type
Open Access