As instituições de ensino superior e as dinâmicas da terceira missão. Estudo de caso do Demola Project- Instituto Politécnico do Cávado e do Ave

dc.DataDefesa2022-07-20
dc.InstituicaoInstituto Politécnico Cávado e Aveen_US
dc.contributor.advisorDieguez, Teresa
dc.contributor.advisorConceição, Oscarina
dc.contributor.authorLima, Sara Patrícia Couto
dc.date.accessioned2022-08-03T10:07:02Z
dc.date.available2022-08-03T10:07:02Z
dc.date.issued2022-07-20
dc.date.submitted2022-03-17
dc.description.abstractA terceira missão surge como uma ponte entre as Instituições de Ensino Superior e o seu meio envolvente, tornando-se um elemento fulcral para a resolução dos problemas atuais, que necessitam de uma resposta dinâmica e em tempo real. Através da transferência de conhecimento e de tecnologia, as Instituições de Ensino Superior estimulam a indústria e a sociedade, tornando-se um agente-chave na abordagem à inovação e ao empreendedorismo, como facilitador para o desenvolvimento sustentável. Este estudo pretende compreender as dinâmicas da terceira missão das Instituições de Ensino Superior como fator estimulante da globalização da economia e da evolução da comunidade, do desenvolvimento global da indústria e da evolução da sociedade. Teve como estudo de caso o 1º Batch do Projeto DEMOLA, desenvolvido no 1º semestre de 2021, no Instituto Politécnico do Cávado e do Ave. A investigação foi desenvolvida com base numa abordagem metodológica mista. Para o efeito foram realizados três inquéritos por questionário, aplicados a três grupos distintos participantes no estudo: estudantes, facilitadores/ professores e empresas parceiras. A amostra obtida foi de 49 estudantes participantes, 10 facilitadores e de 6 empresas parceiras (taxa de resposta de 74.24%, 90.91% e 66.67% respetivamente). O questionário foi feito entre 28 de novembro de 2021 e 7 de janeiro de 2022, através do Google Forms, remetido pelo e-mail de cocriação do Instituto Politécnico do Cávado e do Ave. Os resultados obtidos permitem concluir que o ambiente de cooperação inter-escolas e ciclos, bem como os métodos de aprendizagem ativa que o modelo de cocriação em inovação DEMOLA proporciona, permite aos estudantes a oportunidade de entrar em contacto com problemas reais, trabalhar em equipas multidisciplinares, utilizando o pensamento crítico e criativo na resolução de problemas societais e da própria empresa.en_US
dc.identifier.tid203047850en_US
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11110/2459
dc.language.isoporen_US
dc.rightsopen accessen_US
dc.subjectTerceira missãoen_US
dc.subjectIESen_US
dc.subjectempreendedorismoen_US
dc.subjectinovaçãoen_US
dc.subjectcocriaçãoen_US
dc.titleAs instituições de ensino superior e as dinâmicas da terceira missão. Estudo de caso do Demola Project- Instituto Politécnico do Cávado e do Aveen_US
dc.typemaster thesisen_US
dc.typeipcaDissertação de Mestradoen_US
dspace.entity.typePublicationen
thesis.degree.nameMestrado em Gestão das Organizaçõesen_US

Files

Original bundle

Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
11877_Dissertação Final MGO 2021_assinado.pdf
Size:
5.31 MB
Format:
Adobe Portable Document Format