O JOGO FOOTMATH – FUNÇÕES BÁSICAS DA MATEMÁTICA COM REALIDADE AUMENTADA
Date
2020-03-13
Embargo
Authors
Journal Title
Journal ISSN
Volume Title
Publisher
Language
Portuguese
Alternative Title
Abstract
Este trabalho de investigação apresenta o desenvolvimento de um jogo sério destinado a contextos com abordagem Game Based Learning (GBL) na disciplina de matemática do terceiro ciclo do ensino básico e secundário. O jogo usa Realidade Aumentada (RA) para visualizar, manipular e explorar conceitos matemáticos, particularmente as funções afim, quadrática, exponencial e as funções trigonométricas (seno e coseno).
A motivação por detrás do desenvolvimento do jogo de RA prende-se com a ideia de disponibilizar aos professores e alunos um recurso de ensino e aprendizagem que facilite a exploração de um assunto matemático que é muitas vezes considerado difícil de aprender, as funções.
Disruptivamente e considerando que os recursos tradicionais de ensino e aprendizagem da matemática utilizam manuais e calculadoras científicas para resolver problemas, o jogo sério desenvolvido com o potencial RA, chamado FootMath, simula um jogo de futebol 3D, onde os utilizadores podem manipular e explorar as diferentes funções (precisamente pela interatividade oferecida pela tecnologia RA) e experimentar parâmetros com diferentes valores, para marcar golos.
Através deste suporte digital com RA, artefacto criado para o efeito, é apresentado a investigação obtida através do estudo exploratório (estudo de caso), com abordagem metodológica quanti-qualitativa, realizado com dois grupos de professores de diferentes áreas disciplinares: um do grupo de Matemática e outro do grupo de Informática.
A partir da experimentação e exploração do jogo sério FootMath pelos professores de áreas diferentes, a investigação centrou-se na descoberta dos benefícios e os desafios relativos ao potencial dos jogos sérios com RA que utilizam funções básicas da matemática, considerando a perspetiva destes atores do ensino, enquanto ferramenta lúdica e educativa, capaz de motivar e envolver os utilizadores e que pode ser usada para facilitar a aprendizagem baseada em problemas e raciocínio lógico.
Decorrente da análise dos resultados obtidos, o FootMath foi considerado um jogo promissor e inovador com potencial para ser aplicado no ensino da matemática.
Keywords
Jogo Sério, Realidade Aumentada, Educação, Matemática, Funções
Document Type
Master thesis
Publisher Version
Dataset
Citation
Identifiers
TID
202455840
Designation
Mestrado em Engenharia em Desenvolvimento de Jogos Digitais
Access Type
Open Access